Um sistema web é a solução mais adequada para a área administrativa, uma vez que ele pode dar suporte para o registro de atividades em geral que fazem parte do cotidiano de escolas e faculdades, como, por exemplo, o registro de processos de matrículas, documentos de clientes e da própria instituição, entre outras atividades.
Imagine hipoteticamente que você esteja atendendo um cliente apressado, mas que precisa de um documento com certa urgência, como uma declaração de vínculo institucional, por exemplo.
Nessa situação, você pode consultar o sistema web da instituição para emitir o documento, de forma simples, sem que o cliente seja prejudicado.
Além disso, um sistema web é uma excelente ferramenta para agilizar processos e para permitir que a diretoria ou a coordenação possa acompanhar de perto todo o funcionamento da instituição de ensino.
Já imaginou ter que ficar horas e horas preenchendo boletins ou históricos escolares de alunos em cadernetas impressas?
Não? Pois bem, um sistema web colabora para dar um mega auxílio às atividades pedagógicas, possibilitando que você possa registrar, de forma fácil e simples, não só as notas dos alunos, mas também conteúdos de aulas, faltas de alunos e enviar comunicados, quando for preciso.
Com um sistema web, o processo de comunicação de sua instituição pode melhorar, uma vez que ele possibilita, através de um espaço interativo, intuitivo e dinâmico, a comunicação entre os discentes e os docentes; entre os discentes e a instituição; entre os próprios discentes entre si, através de fóruns e de processos de avaliação; entre outros.
O diálogo hoje é visto não apenas como algo a ser inserido nas organizações, mas como algo fundamental para a sua sobrevivência, de acordo com diversos teóricos da comunicação institucional, como Júlio Afonso, doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Uma instituição que conta com ferramentas que podem melhorar o seu processo de comunicação e diálogo com os públicos com que se relaciona se sobressai e conquista rapidamente o mercado, pois não existe nada mais desagradável que fazer parte de uma instituição que não valoriza a comunicação como um processo de relacionamento e de oportunidade para conquistar novos clientes.
Assim, além dos professores e funcionários poderem acessar o sistema, os alunos também poderão. Ou seja, a eles será permitido, por exemplo:
— Acessar suas notas;
— Acessar conteúdos disponibilizados pelos professores;
— Participar de fóruns;
— Realizar tarefas solicitadas pela equipe docente;
— Fazer downloads de arquivos;
— Imprimir boletos e declaração de quitação;
— Avaliar a instituição;
— Manter diálogo com os professores, através de fóruns.